STF suspende julgamento sobre licença-maternidade e paternidade
08/10/2024 - 08:58O julgamento será retomado em sessão presencial, ainda sem data marcada.
O Plenário do Senado aprovou, em 19 de junho, a indicação de Mauro Campbell Marques, ministro do Superior Tribunal de Justiça, para ser o próximo corregedor nacional de Justiça. Agora, a decisão segue para o presidente Lula, responsável pela nomeação.
Na votação, Campbell recebeu 62 votos a favor, um contra e uma abstenção. Anteriormente, a indicação foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça. O ministro foi indicado pelo Pleno do STJ para o biênio 2024-2026, substituindo o ministro Luis Felipe Salomão, atual corregedor nacional de Justiça.
Durante a sabatina na CCJ do Senado, Mauro Campbell abordou questões como o alto volume de processos judiciais, o controle disciplinar dos magistrados pelo CNJ e os limites de atuação do Conselho.
Ele destacou a importância do diálogo com a magistratura brasileira e propôs maior interação dos juízes com a comunidade, buscando entender a realidade das regiões em que atuam. Campbell também elogiou a aprovação do filtro de relevância do recurso especial, medida para reduzir o número de processos no STJ.
Com 60 anos, sendo 16 deles como ministro do STJ, Mauro Campbell possui vasta experiência no Poder Judiciário, incluindo passagens como procurador-geral de Justiça do Amazonas e corregedor-geral da Justiça Federal. Atualmente, além de diretor da Enfam, integra importantes entidades jurídicas do Brasil. Fonte: Assessoria de Imprensa do STJ.