Executiva da Lojas Americanas tem prisão reconsiderada pela Justiça Federal

30/06/2024 - 07:15 - Gisele Silva

A ex-diretora da Americanas, Anna Cristina Ramos Saicali, responsável pelo ramo digital da companhia, vai se entregar à Polícia Federal no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A executiva, que atualmente está foragida em Lisboa e incluída na lista de foragidos da Interpol, solicitou à Justiça a reconsideração da prisão preventiva.

Os ex-executivos das Lojas Americanas estão sob investigação por suspeitas de fraudes. O juiz Marcio Muniz da Silva Carvalho, da 10ª Vara Federal do Rio e Janeiro, concedeu o pedido, determinando que a executiva se apresente às autoridades portuguesas no aeroporto de Lisboa, sem ser detida ou algemada, e seja acompanhada pela polícia até embarcar de volta ao Brasil, entregando seu passaporte às autoridades brasileiras.

O magistrado ressaltou que a Polícia Federal deve informar ao juízo sobre a presença de Anna Saicali no aeroporto de Lisboa, para que o mandado de prisão seja cancelado e a prisão preventiva seja revogada perante a Interpol. A defesa deverá apresentar o comprovante da passagem de retorno ao Brasil, saindo de Portugal neste domingo.

Já o ex-CEO do Grupo Americanas, Miguel Gutierrez, foi liberado em Madri, na Espanha, após prestar depoimento às autoridades locais. Segundo sua defesa, ele nega envolvimento em fraudes e colabora com as investigações, demonstrando confiança nas autoridades brasileiras e internacionais.

A prisão de Gutierrez foi realizada pela polícia espanhola em cooperação com a Polícia Federal, após seu nome ser incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol. Ele permanece em sua residência em Madri, onde está à disposição das autoridades para esclarecimentos.

Veja também